Onboarding Eficiente:

Como Aumentar a Retenção, Produtividade e Engajamento dos Novos Colaboradores na Empresa

De acordo com especialista da empresa de recrutamento Robert Half, o Onbording é um processo mais complexo do que a integração. “A forma de integrar pessoas está em constante transformação ao longo dos anos, e atualmente não basta apresentar os novos profissionais aos colegas e à liderança imediata. É necessário despertar o sentimento de pertencimento, e, para tanto, é preciso contar a história da empresa, seu propósito e integrar o talento a algo que realmente gere valor para o colaborador”.

Devido a importância desse primeiro contato, as empresas devem somar esforços para demonstrar aos novos colaboradores a importância que eles têm para a companhia, e que eles também são aguardados.

O processo de onboarding deve receber atenção especial dos gestores. São eles que devem transmitir esta cultura aos colaboradores da empresa, pois quanto mais rápida for a adaptação dos novos membros, maior será a produtividade de todos!

Todo esse processo é importante porque as empresas são feitas de pessoas. Sem essa força motriz, a entrega de uma experiência de qualidade, como a que propomos, fica comprometida. Segundo Janaína Teixeira, Consultora e Assessora Corporativa e Parceira da AndCon, quando os colaboradores compreendem e se comprometem com esse propósito, o objetivo traçado é inevitavelmente alcançado.

Além disso, toda companhia deveria ter a consciência que seu papel, vai muito além da esfera social ou da lucratividade. Elas precisam efetivamente contribuir para a geração de renda e emprego para as famílias, benefícios para o meio ambiente e contribuição para a qualidade de vida das pessoas. Tudo isso deve ser comunicado para que os profissionais que fazem parte da organização possam se sentir pertencentes a esse modo organizacional de agir e pensar.

Como receber os novos membros da sua empresa?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não existe uma receita pronta!  Muito dependerá da cultura organizacional, das relações internas, dos objetivos do negócio e da liderança da companhia. Contudo é importante salientar que respeito e carinho com este ativo imprescindível para o bom funcionamento de uma organização é a base do sucesso da operação.

A AndCon tem algumas dicas

  • Contar a história da organização:
  • Tenha governança e uma cultura de gestão transparente, assim como seus crenças e atitudes como sua missão, visão e valores;
  • Invista em treinamentos. Proporcione atividades e outras ações com o objetivo de introduzir o novo colaborador aos processos organizacionais;
  • Desde o início de suas atividades, demonstre ao colaborador (a) quais são os objetivos e resultados esperados a médio e longo prazos.

 

Onboarding não é só responsabilidade do RH

É necessário que outros profissionais, em especial, a liderança da empresa, participe desse momento de forma efetiva e sempre dando o exemplo.

Crie canais de comunicação eficiente

No início das atividades na empresa, é natural que o mesmo tenha uma série de dúvidas. Algumas questões são básicas e outras complexas, e todas merecem atenção. Portanto, é preciso estar disponível para orientar o novo colaborador(a).

 Alguns benefícios de se implantar Onboarding nas empresas

  • Maior retenção de talentos;
  • Melhora na produtividade;
  • Menos retrabalho;
  • Melhoria do clima organizacional e do engajamento.

O onboarding ainda permite que os novos funcionários se sintam mais confiantes e inspirados a se adequar à cultura e valores da empresa.

A tecnologia também é uma forte aliada do onboarding nas empresas. Sabe aquela papelada que consome tempo e energia de funcionários de Recursos Humanos? Ela pode ser substituída por formulários digitais, que tornam a contratação menos burocrática e por consequência, mais ágil.

Além disso, recursos como plataformas digitais de treinamento oferecem oportunidades de customização e podem ser utilizadas para a capacitação dos novos colaboradores.

Conclusão

Na AndCon, o onboarding é uma prática aplicada não só para novos colaboradores, mas também para novos clientes, promovendo um engajamento.  Afinal, nossa proposta, é sermos a extensão do seu negócio! Acreditamos que, quando o onboarding é realizado com eficiência, a empresa atinge novos patamares, como maior celeridade e competitividade.

Conte com a AndCon para assessorar a sua empresa diante deste e outros desafios do mundo corporativo.    

Compartilhe nas redes Sociais

Tem alguma pergunta?

Tem alguma dúvida?

Entre em contato via WhatsApp