5 Situações em que uma boa assessoria contábil faz a diferença

A assessoria contábil é parte fundamental na trajetória de sucesso da gestão de qualquer empresa, especialmente no setor fiscal e financeiro. Contudo, setores como ‘Recursos Humanos’, a imersão na Era da Cultura Digital e o auxílio em adequações obrigatórias, como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, e a ESG (Environmental, Social and Governance), relacionada à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, bem como sistemas de holding e mentoria para sucessão empresarial, vêm ganhando cada vez mais espaço.

A contabilidade, além de ser a ciência que impacta diretamente o crescimento dos negócios, torna-se cada vez mais relevante, pois a atuação profissional desta parceria permite identificar oportunidades de otimização inteligente de custos, rentabilidade e lucratividade, que vão muito além de evitar erros nos processos burocráticos fiscais e financeiros.

Sabendo disso, acompanhe agora os cinco principais momentos em que a assessoria contábil pode colaborar para o sucesso do seu negócio:

Após o empreendedor ter o insight e definir seu ramo de atuação, o assessor contábil auxilia na criação de um plano de negócios para estabelecer a viabilidade da ideia. O seu contador de confiança também analisará a concorrência, viabilizará a liberação do local, identificará as estratégias mais vantajosas e ajudará na contratação de mão de obra especializada. Outra fase importante, quase impossível de ser concluída sozinha pelo empreendedor, é o estudo do regime tributário, do porte e da classificação da atividade econômica, para que a empresa seja corretamente classificada e não pague impostos indevidos.

Desde a promulgação da Constituição em 1988, mais de 466 mil normas tributárias foram editadas. Com a guerra fiscal, o panorama, as normas, alíquotas e a burocracia variam constantemente de estado para estado, além das mudanças na legislação trabalhista. Somente uma estrutura contábil moderna e eficiente e uma equipe de especialistas comprometidos com a eficiência podem mitigar os riscos e evitar penalidades ao CNPJ, bem como prejuízos e transtornos para a empresa.

Atualmente, a tecnologia é uma das principais aliadas na gestão de resultados e adequação aos prazos nas assessorias contábeis. Por meio de sistemas, é possível apresentar infográficos e dashboards em tempo real para os clientes, demonstrando lucros, prejuízos e despesas, bem como as possibilidades de investimentos, contratações e contenção de gastos, principalmente em momentos decisivos para os gestores.

As empresas de sucesso na Era da Transformação Digital não se baseiam mais em suposições ou experiências empíricas para gerir seus negócios. Elas utilizam o Big Data para análises preditivas, baseando-se em exemplos globais, o que minimiza significativamente as possibilidades de erros e eventuais prejuízos. Essa prática serve para antecipar imprevistos, permitindo que gestores e contadores trabalhem juntos para prever as ações mais adequadas com segurança.

O departamento de planejamento tributário de uma assessoria contábil é responsável pela gestão do pagamento de impostos de uma empresa. Para organizações que desejam agir em conformidade com a lei e evitar penalidades, é fundamental saber como aplicá-la. No dia a dia de uma instituição, pode ser complicado organizar todas as tarefas essenciais para seu bom funcionamento e atentar-se à liquidação das taxas. Por isso, o principal objetivo desta assessoria é reduzir essa complexidade e garantir mais qualidade para as rotinas fiscais.

Para saber mais sobre como ter uma parceria contábil eficiente, ligue e agende uma reunião com nossos especialistas.

AndCon®- Nós somos a extensão dos seus negócios.

 

Compartilhe nas redes Sociais

Tem alguma pergunta?

Tem alguma dúvida?

Entre em contato via WhatsApp