De acordo com especialista da empresa de recrutamento Robert Half, o Onbording é um processo mais complexo do que a integração. “A forma de integrar pessoas está em constante transformação ao longo dos anos, e atualmente não basta apresentar os novos profissionais aos colegas e à liderança imediata. É necessário despertar o sentimento de pertencimento, e, para tanto, é preciso contar a história da empresa, seu propósito e integrar o talento a algo que realmente gere valor para o colaborador”.
Devido a importância desse primeiro contato, as empresas devem somar esforços para demonstrar aos novos colaboradores a importância que eles têm para a companhia, e que eles também são aguardados.
O processo de onboarding deve receber atenção especial dos gestores. São eles que devem transmitir esta cultura aos colaboradores da empresa, pois quanto mais rápida for a adaptação dos novos membros, maior será a produtividade de todos!
Todo esse processo é importante porque as empresas são feitas de pessoas. Sem essa força motriz, a entrega de uma experiência de qualidade, como a que propomos, fica comprometida. Segundo Janaína Teixeira, Consultora e Assessora Corporativa e Parceira da AndCon, quando os colaboradores compreendem e se comprometem com esse propósito, o objetivo traçado é inevitavelmente alcançado.
Além disso, toda companhia deveria ter a consciência que seu papel, vai muito além da esfera social ou da lucratividade. Elas precisam efetivamente contribuir para a geração de renda e emprego para as famílias, benefícios para o meio ambiente e contribuição para a qualidade de vida das pessoas. Tudo isso deve ser comunicado para que os profissionais que fazem parte da organização possam se sentir pertencentes a esse modo organizacional de agir e pensar.
Como receber os novos membros da sua empresa?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não existe uma receita pronta! Muito dependerá da cultura organizacional, das relações internas, dos objetivos do negócio e da liderança da companhia. Contudo é importante salientar que respeito e carinho com este ativo imprescindível para o bom funcionamento de uma organização é a base do sucesso da operação.
A AndCon tem algumas dicas
Onboarding não é só responsabilidade do RH
É necessário que outros profissionais, em especial, a liderança da empresa, participe desse momento de forma efetiva e sempre dando o exemplo.
Crie canais de comunicação eficiente
No início das atividades na empresa, é natural que o mesmo tenha uma série de dúvidas. Algumas questões são básicas e outras complexas, e todas merecem atenção. Portanto, é preciso estar disponível para orientar o novo colaborador(a).
Alguns benefícios de se implantar Onboarding nas empresas
O onboarding ainda permite que os novos funcionários se sintam mais confiantes e inspirados a se adequar à cultura e valores da empresa.
A tecnologia também é uma forte aliada do onboarding nas empresas. Sabe aquela papelada que consome tempo e energia de funcionários de Recursos Humanos? Ela pode ser substituída por formulários digitais, que tornam a contratação menos burocrática e por consequência, mais ágil.
Além disso, recursos como plataformas digitais de treinamento oferecem oportunidades de customização e podem ser utilizadas para a capacitação dos novos colaboradores.
Conclusão
Na AndCon, o onboarding é uma prática aplicada não só para novos colaboradores, mas também para novos clientes, promovendo um engajamento. Afinal, nossa proposta, é sermos a extensão do seu negócio! Acreditamos que, quando o onboarding é realizado com eficiência, a empresa atinge novos patamares, como maior celeridade e competitividade.
Conte com a AndCon para assessorar a sua empresa diante deste e outros desafios do mundo corporativo.
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